Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mais Educação

Como pedido na atividade, entrevistei a diretora do colégio no qual eu trabalho, para saber dela mais dados sobre o projeto Mais Educação, no qual eu participo sendo monitora na área de acompanhamento de estudo pedagógico.
O Mais Educação é basicamente um projeto criado para promover educação em tempo integral, ou seja, ele motiva o aluno a passar o dia inteiro na escola, incluindo alimentação e cuidados higiênicos básicos; promovendo atividades lúdicas que misturam brincadeiras com as disciplinas que os alunos veem na sala de aula.
Formalmente, o Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
São seis as oficinas (como chamamos as “matérias” dadas pelos monitores):
Ø  Acompanhamento pedagógico (matérias básicas como Português e Matemática e até Ciências, História e Geografia);
Ø  Recreação (para alunos de 1° a 4° ano);
Ø  Esportes (para alunos de 5° a 9° ano);
Ø  Cultura (teatro e dança).
O projeto tem como objetivo maior contemplar todos os alunos, de 1° a 9° ano onde eles realizam as atividades no contra turno (os alunos que estudam de manhã, participam do projeto à tarde, e vice-versa).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
As oficinas são realizadas no contra turno, porém os resultados já estão aparecendo. Na escola em que eu sou monitora, os alunos que praticam Tae-kwon-do na oficina de esporte, estão sendo levados a campeonatos municipais e até estaduais; os alunos da oficina de dança já fazem suas apresentações em outros colégios da cidade. Todos os custos como transporte e alimentação são oferecidos pela prefeitura com parceria da Secretaria da Educação. 

 
Alunos e monitor do Taekwondo com o prefeito do município 


 
Alunos da oficina de dança, realizando uma apresentação em comemoração ao Dia do Índio, em uma escola da comunidade. 




3 comentários:

  1. Oii Lara, Nós como monitoras do Programa, vivenciamos muitas experiências interessantes com nossos alunos, apesar do Mais Educação ser muitas vezes, visto como um "projetinho" que não serve de nada, nós como integrantes, temos o dever de fazer a diferença, e é aos poucos que a Educação em Tempo integral irá ganhando espaço nas escolas públicas. E a aceitação dos alunos será percebida futuramente, com os bons resultados vindos do Programa.

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto traz benefícios pra as crianças que tem oportunidades pra aprender no Mais Educação uma cultura diversificada que é propositada pela Escola no contra turno sem prejudicar as disciplinas cotidiana dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lara,
    excelente sua postagem, nós (população) convivemos com este projeto sabendo apenas que este objetiva uma educação em tempo integral. A partir de sua postagem podemos entender e conhecer a fundo este projeto extremamente interessante. Com o aumento da criminalidade e a ascensão das drogas, é de fundamental importância que crianças e jovens ocupem suas mentes com algo interessante, estimulante, divertido e que certamente contribui para sua formação humana!
    Excelente conteúdo!

    ResponderExcluir