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terça-feira, 15 de abril de 2014

Evasão na educação básica



Boa noite pessoal,

Este blog está sendo utilizada por mim, aluna do curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, polo Beberibe; e essa não é a primeira disciplina em que venho a utilizar deste recurso tão interativo; para realização de uma atividade. Este, já passou por várias modificações, passando pelos campos da Bioquímica e da Embriologia, porém, hoje começo a modifica-lo de forma bem interessante, aterrissando no campo da Educação.
Como primeira abordagem, meu post de hoje é dedicado a um assunto polêmico e bastante sugestivo: Os maiores problemas da Educação Básica no Brasil (e suas possíveis soluções).
Estava navegando na internet, e me deparei com este tema, e, já que leciono em escola pública (aonde podemos notar claramente quais são os problemas que a educação sofre), resolvi abordá-lo, assim como compartilhar um da minha (ainda pouca) experiência.
Não é segredo para ninguém, apesar do munícipio oferecer escolas de ensino gratuito; de o governo estar sempre promovendo projetos (que incluem educação em tempo integral, atividade de cultura e esporte), as escolas públicas ainda sofrem de uma enorme carência de alunos. Jovens que poderiam estar aprendendo com mestres, preferem (ou são obrigados) estar nas ruas, ou trabalhando de forma escrava.  A evasão escolar acontece quando o aluno deixa a escola por qualquer motivo e não mais retorna.



Uma nova pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, revela que apenas metade dos jovens com idade entre 15 anos e 17 anos está matriculada no ensino médio. Pior: entre 1999 e 2011, a taxa de evasão nesta faixa mais que dobrou, saltando de 7,2% para 16,2%. Dados absurdos como este nos mostra o quão precária está o ensino básico. Ainda que o número absoluto de alunos venha aumentando, segundo o Ministério da Educação, dados de evasão como esses criam um senso de urgência que se sobrepõe a tudo. 



Quando um jovem abandona a escola, perdem todos. A exclusão pela educação cria um abismo social e inibe o surgimento de um cidadão com uma participação social mais efetiva. Infelizmente, na escola pública brasileira não há preocupação com os conteúdos e com a produção do saber, nem com a formação de cidadãos autônomos que se localizem no espaço e no tempo; e sim com a formação técnica para o mercado de trabalho. O que se têm observado é que a educação no Brasil no ensino fundamental não está ao alcance de todos os cidadãos, assim como no que se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade. Nota-se também um ínfimo interesse de alguns alunos por estar aprendendo matérias que possam engradecer sua mente. Isto se deve, em sua maioria, pelos pais, que por não possuírem formação “completa”, muitas vezes não instigam o filho a irem procurar ter conhecimento, e por isso, acham que o filho “não precisa disso”, que ele poderá viver muito bem em seu pequeno e leigo contexto social, sem se preocupar em ter conhecimentos novos.  Por vezes, o professor, já tão acostumado com a falta de interesse do aluno, não tem vontade em tentar mudar esta cultura.
Várias soluções estão sendo colocadas em pauta, como Incentivos para escolas que desenvolvem projetos bem sucedidos de diminuição da repetência e evasão, assi9m estimulando o profissional a quere mudar a escola e o ambiente social em que vive; regularização do fluxo escolar e implementação de cursos de formação inicial em nível superior, de acordo com a reforma feita. Entretanto, muita cosa ainda falta ser feita para que possamos conseguir obter um resultado diferente nas pesquisas relacionadas à evasão na educação básica.

Bibliografia:

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO PEDAGÓGICO - ERASMO BRAGA. Disponível em: <http://www.erasmobraga.com.br/artigos/a-importancia-da-integracao-escola-familia-no-processo-pedagogico> Acesso em 15 de abril de 2014;


ISTOÉ INDEPENDENTE - COMPORTAMENTO. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/326686_O+MAIOR+PROBLEMA+DA+EDUCACAO+DO+BRASIL> Acesso em 15 de abril de 2014; 

OS 10 MAIORES PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO BRASIL E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/img/politicas-publicas/fala_exclusivo.pdf> Acesso em 15 de abril de 2014. 





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