Boa
noite pessoal,
Este
blog está sendo utilizada por mim, aluna do curso de Ciências Biológicas da
UECE/UAB, polo Beberibe; e essa não é a primeira disciplina em que venho a utilizar
deste recurso tão interativo; para realização de uma atividade. Este, já passou
por várias modificações, passando pelos campos da Bioquímica e da Embriologia,
porém, hoje começo a modifica-lo de forma bem interessante, aterrissando no
campo da Educação.
Como
primeira abordagem, meu post de hoje é dedicado a um assunto polêmico e
bastante sugestivo: Os maiores problemas da Educação Básica no Brasil (e suas
possíveis soluções).
Estava
navegando na internet, e me deparei com este tema, e, já que leciono em escola
pública (aonde podemos notar claramente quais são os problemas que a educação
sofre), resolvi abordá-lo, assim como compartilhar um da minha (ainda pouca)
experiência.
Não
é segredo para ninguém, apesar do munícipio oferecer escolas de ensino
gratuito; de o governo estar sempre promovendo projetos (que incluem educação
em tempo integral, atividade de cultura e esporte), as escolas públicas ainda
sofrem de uma enorme carência de alunos. Jovens que poderiam estar aprendendo
com mestres, preferem (ou são obrigados) estar nas ruas, ou trabalhando de
forma escrava. A evasão
escolar acontece quando o aluno deixa a escola por qualquer motivo e não mais
retorna.
Uma
nova pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com
base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE,
revela que apenas metade dos jovens com idade entre 15 anos e 17 anos está
matriculada no ensino médio. Pior: entre 1999 e 2011, a taxa de evasão nesta
faixa mais que dobrou, saltando de 7,2% para 16,2%. Dados absurdos como este
nos mostra o quão precária está o ensino básico. Ainda que o número absoluto de
alunos venha aumentando, segundo o Ministério da Educação, dados de evasão como
esses criam um senso de urgência que se sobrepõe a tudo.
Quando
um jovem abandona a escola, perdem todos. A exclusão pela educação cria um
abismo social e inibe o surgimento de um cidadão com uma participação social
mais efetiva. Infelizmente, na escola pública brasileira não há preocupação com
os conteúdos e com a produção do saber, nem com a formação de cidadãos autônomos
que se localizem no espaço e no tempo; e sim com a formação técnica para o
mercado de trabalho. O que se têm observado é que a educação no Brasil no
ensino fundamental não está ao alcance de todos os cidadãos, assim como no que
se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade. Nota-se também um
ínfimo interesse de alguns alunos por estar aprendendo matérias que possam
engradecer sua mente. Isto se deve, em sua maioria, pelos pais, que por não possuírem
formação “completa”, muitas vezes não instigam o filho a irem procurar ter
conhecimento, e por isso, acham que o filho “não precisa disso”, que ele poderá
viver muito bem em seu pequeno e leigo contexto social, sem se preocupar em ter
conhecimentos novos. Por vezes, o
professor, já tão acostumado com a falta de interesse do aluno, não tem vontade
em tentar mudar esta cultura.
Várias
soluções estão sendo colocadas em pauta, como Incentivos para escolas que desenvolvem
projetos bem sucedidos de diminuição da repetência e evasão, assi9m estimulando
o profissional a quere mudar a escola e o ambiente social em que vive; regularização
do fluxo escolar e implementação de cursos de formação inicial em nível
superior, de acordo com a reforma feita. Entretanto, muita cosa ainda falta ser
feita para que possamos conseguir obter um resultado diferente nas pesquisas relacionadas
à evasão na educação básica.
Bibliografia:
Bibliografia:
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO
PEDAGÓGICO - ERASMO BRAGA. Disponível em: <http://www.erasmobraga.com.br/artigos/a-importancia-da-integracao-escola-familia-no-processo-pedagogico> Acesso em 15 de abril de 2014;
ISTOÉ INDEPENDENTE - COMPORTAMENTO. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/326686_O+MAIOR+PROBLEMA+DA+EDUCACAO+DO+BRASIL> Acesso em 15 de abril de 2014;
OS 10 MAIORES PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO BRASIL E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/img/politicas-publicas/fala_exclusivo.pdf> Acesso em 15 de abril de 2014.
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