Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Células Tronco

Um assunto muito comentado há alguns anos atrás, e continua sendo até hoje, e pelo visto ainda será muito tratado; é a utilização de células tronco. Cientistas, integrantes de diferentes religiões, curiosos e até pessoas leigas no assunto, são instigadas sobre este assunto, ora polêmico, ora grande fonte de esperança para curas de deficiências.
Apesar dos embates entre pesquisadores e religiosos, o estudo sobre células tronco é cada vez mais alargado e, por isso, novas descobertas são feitas constantemente.

Brasileiros estudam usar células tronco contra doença ocular. 


Método em teste visa cultivar células da retina e 'implantá-las' via cirurgia.
Estudo clínico com célula embrionária está entre primeiros do país. 


Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão desenvolvendo uma forma de terapia utilizando células-tronco que pode, no futuro, ajudar a tratar um problema de visão que leva idosos à cegueira, a chamada degeneração macular relacionada à idade (DMRI). O projeto está em fase de testes e vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. 
Detalhes foram apresentados nesta quinta-feira (22) pelos cientistas na reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), em Caxambu, Minas Gerais. A pesquisa ainda está em seu estágio inicial. Além da degeneração macular relacionada à idade, pessoas com outras doenças oculares que afetam a mácula (como as doenças congênitas maculares) poderão se beneficiar da terapia.  
Implante no globo ocular de um rato (Foto: Divulgação/Bruno Diniz)
Os testes pré-clínicos com animais, como ratos, tiveram resultados satisfatórios, diz o pesquisador Rodrigo Brant, da Unifesp, que está fazendo seu doutorado sobre o assunto. Ele afirma que o projeto entrou em uma nova fase, a primeira etapa de testes clínicos em humanos - 15 pacientes com degeneração macular ou doença de Stargardt (distúrbio genético ligado à degeneração macular juvenil) vão ser selecionados para participar dos experimentos, que serão realizados no Brasil. 
Acessado em 14 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário